top of page
5J6A8711.jpg

Eder_Baque

A Ciência do Baque Virado

A ciência do baque virado é o nome que “O” Rocha define a sua iniciação ao estudo da música do maracatu de baque virado e uma das formas de expressão adotada foi a composição e orquestração desta música. De autoria própria “O” Rocha compôs “toadas” de baque virado com arranjos que exploram os instrumentos do baque virado com outros do Xangô de Recife, passando pelo maracatu do Ceará, cambindas e aos povos marroquinos Gnawa com suas tradições similares.

Nação Estrela Brilhante de Recife

Desde 1993 quando ingressou na nação de maracatu de baque virado Estrela Brilhante de Recife, tendo como seu principal mestre  Walter Ferreira de França e os incentivadores dos primeiros passos dentro do mundo do maracatu de baque virado como: Jorge “Miudo”, Lorenço Mola, Boy, Zé Grande, Preto, Marivalda. Tendo “O” Rocha formado juntamente com Siba e Helder Vasconcelos o grupo Mestre Ambrósio o qual deu a oportunidade de Eder expandir o seu conhecimento adquirido por esses mestres e difundir essa música de baque virado com a bandeira do maracatu nação Estrela Brilhante de Recife, onde integra até os dias de hoje.

domingo_045_edited.jpg
Maracatu Nação de Baque Virado
Estrela Brilhante de Recife

Eder "O" Rocha

Músico baterista e percussionista, que teve seus estudos iniciados em 1983 com formação técnica pelo Centro Profissionalizante de Criatividade Musical de Recife (CPCMR) em 1993. “O” Rocha trabalhou em big band, banda sinfônica, orquestras sinfônicas e em alguns grupos populares como Silvério Pessoa (PE), Angàatãnámú (PE), Mestre Ambrósio (PE), Instituto (SP), DJ Dolores (SP), Di Freitas (CE), Bambas dois – Bid (SP), DJ Marky (SP), dentre outros.

Tendo tocado e ministrado várias oficinas pelo mundo em vários países da Europa, américa do norte e Japão.

Atualmente além de seus solos Eder Baque (maracatu), Live PE (dj drummer), “O” trio, Rocha trabalha com os grupos Ponto BR (MA, PE, AL, SP), Grupo Mutrib (SP), Sebastião Biano e seu terno Esquenta Muié (SE, SP), Terno Quente (PE) e Dounuoutro & Nunquerotroco.

Autor de varias trilhas par cias de danças como bale da cidade de São Paulo, Jorge Garcia, Nova dança 4, Nau de Ícaros, dentre outros.

Produtor musical dos álbuns, Zunido da Mata de Renata Rosa (SP), Com Vida do grupo Elefante Groove (MG), Vento das águas do grupo Estuário (PE), Nação Ameaçada do grupo Afetos (SP), O Circo do Rocha o seu próprio álbum solo lançado em 2003 “O Circo do Rocha” e um método de zabumba “Zabumba Moderno” em 2005 e no mesmo ano monta a sua escola Prego Batido, que atua até hoje.

FB_IMG_16374609597546244.jpg

Ficha Técnica

 

EDERBAQUE (A ciência do baque virado)
BAQUE VIRADO


Repertório

Shoroke, Mamãe Oxum, Lovação a Iemanjá, Iami, Abadeni, Cambinda nova, Coroação, Pegue o Bombo, Nanã, Meu Rei, Brilho do Estrela


Contato:
“O” Rocha Responsável Técnico 11 95100-7513 whatsApp

Email: ederbaque@gmail.com

O GRUPO NÃO UTILIZA INSTRUMENTOS AMPLIFICADOS, PORTANTO A CAPTAÇÃO FICA A CRITÉRIO DO EVENTO.

 

INTEGRANTES: 06 no total

  • 06 batuqueiros

Captura de Tela 2025-06-09 às 23.55.41.png
EderBaque_A_Ciência_do_Baque_Virado_2025_1.jpg
EderBaque_A_Ciência_do_Baque_Virado_2025_2.jpg
EderBaque_A_Ciência_do_Baque_Virado_2025_6.jpg
EderBaque_A_Ciência_do_Baque_Virado_2025_3.jpg
EderBaque_A_Ciência_do_Baque_Virado_2025_4.jpg
EderBaque_A_Ciência_do_Baque_Virado_2025_5.jpg
EderBaque_A_Ciência_do_Baque_Virado_2025_7.jpg
EderBaque_A_Ciência_do_Baque_Virado_2025_8.jpg
bottom of page